𝑪𝒖𝒍𝒕𝒐, 𝑨𝒅𝒐𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒆 𝑳𝒐𝒖𝒗𝒐𝒓

 

Templo do Espírito Santo

𝑪𝒖𝒍𝒕𝒐, 𝑨𝒅𝒐𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒆 𝑳𝒐𝒖𝒗𝒐𝒓

    Vamos analisar aqui neste momento á luz das Escrituras Sagradas, nos temas sobre: culto, adoração e louvor- conceitos que são colocados em prática dentro dos templos e denominações de forma torcida e errônea. O engodo está no fato que colocam cada conceito desse conforme a modificação feita com a romanização e contextualização contemporânea e moderna, criando uma bolha religiosa, e como cada termo foi apropriado para manter a estrutura de domínio do sistema religioso, baseado na ideia de espaço sagrado e forma de ritual correto- com regras e princípios que não são bíblicos.  

    Exatamente, o que vamos expor aqui, o que realmente é o culto, adoração e louvor- segundo a escritura, mas antes devemos alertar que muitos líderes discordam da proposta aqui, pois, eles tem visão de templo, de rituais e liturgias que o andamento que tem duração de tempo de 2 horas, eles adoram através do louvor, e creem que ali Deus está presente, e que culto dura apenas 120 minutos, maior mentira que podemos assistir dentro de templos e denominações.

    Isso mesmo, mentira criada por um sistema que vê somente a estrutura, e vê aquelas pessoas como renda, dinheiro mesmo, que não são tratadas como ovelhas, que precisam de templos cheios dando lucro, como visão empresarial, senão a empresa quebra. Triste realidade das denominações e templos de hoje, que não são igrejas, igreja são pessoas, nem ajuntamento, pois ajuntamento é massa de manobra, igreja são pessoas cristãs, conscientes e livres (não são conscientes e livres- alienadas financeiro e no espiritual aprisionadas), mas, que se espelham em Cristo, que doam suas vidas na obra de Deus, em ajuda aos necessitados e aos membros da Igreja, conceito de comunidade e não ajuntamento, que compõe o corpo de Cristo, e o Cristo é o cabeça, o verdadeiro líder e pastor da igreja- e não líderes de denominações e templos que são donos da estrutura, que nunca será igreja santa.

    A intenção aqui não é criticar vida de líderes, mas é revelar a verdade que eles não querem que vem a tona, não sou contra a Igreja, sou a favor da comunhão, não em templos denominacionais, mas nas casas, em espaços públicos, em um salão, numa favela, numa comunidades que seja cedido livremente por algum membro ou grupo de pessoas, sem pagar estruturas com aluguéis que exoneram, sem ter custo nenhum, pois esse alto preço poderia ser revertido em ajuda, pagar o aluguel de quem não tem condições,  doar cestas básicas, comprar uma casa para quem não tem, e qualquer forma de ajuda que cumpra a verdadeira ordenança de Jesus- cuidar dos necessitados. Tema polêmico, mas vamos aos conceitos- culto, adoração e louvor.

    A Origem etimológica da palavra Culto: latim CULTUS, -a, -um, particípio passado de colo, -ere, cultivar, habitar, cuidar de, tratar de, proteger. Tem outra palavra que explica a origem- do Latim PRAESTARE, “estar na frente de, abrigar, garantir”, de PRAE-, “à frente”, mais STARE, “ficar de pé”. Observe com sentido de uma palavra em latim, em grego ou mesmo em hebraico ou aramaico (língua da época de Jesus), existem vários sentidos para mesma palavra, mas, o sentido é adorar a deus ou desuses, a uma entidade. Mas vamos ao sentido que a bíblia dá, e ao seu entendimento.

Espírito habita em nós 


    Entenda depois que os homens em Reis e Crônicas pediram um templo pra Deus, para adorar ele em um local determinado para a comunidade,  no Evangelho isso muda, Jesus deixa claro não ficará pedra sobre pedra, ele reforça a questão de que Deus não habita em templos feito por mãos humanas, além de rasgar o véu que representou a Glória de Deus deixando o templo, e o véu revela a verdade- Cristo está em nós, e nós estamos Nele. 

Tabernáculo
Templo Jerusalém- destruído no ano 70 d.C.

    Se olharmos em Hebreus 9, em todas entrelinhas do seu capítulo, no principio, a Aliança com Deus entre Tabernáculo e Templo de Jerusalém e as sinagogas, o Espírito Santo habitava nos templos, mas após a nova aliança, essa eu digo de sangue, pago por Jesus, na sua Obra Salvífica na cruz, o templo de verdadeiro culto e adoração agora somos nós, casa do Senhor, trata-se mais de rendição a Cristo e entrega total do nosso corpo, alma e espírito do que um espaço físico determinado por homes que edificam tijolos.

24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor; 

25 não, porém, para se oferecer repetidas vezes à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio. 

26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. Hebreus 9


    Fiz um recorte em Hebreus 9, mas para entender o conceito de culto, melhor que entenda todo o capítulo de Hebreus e mais alguns que estão nos Evangelhos, é um todo que mostra que o culto não dura apenas 2 horas, ou 120 minutos, o culto a Deus é por toda a nossa vida, lembre-se Jesus morreu por nós, mas ressuscitou para nos mostrar que somente através dele que temos a salvação e a vida eterna.
    Vamos ver o conceito de Adoração- do termo latino adoratione é o ato de gostar de modo intenso, podendo ter ou não conotação religiosa. Está geralmente relacionado a um extremo respeito, reverência, forte admiração ou devoção em relação a determinada pessoa, lugar ou coisa. Olha aí a conotação romanizada de adorar lugares e locais, objetos e coisas. Em hebraico- פולחן; que faz menção a adorar a Deus, no caso Jeová, não coisas, lugares e objetos- lembrando que é necessário a reunião entre as pessoas para ser Igreja, sempre de livre e espontânea vontade, não se adora forçado e nem obrigado, adorar vai além de se dobrar o joelho e louvar, é incondicionalmente um ato de amor a Deus- Jesus Cristo.
 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Romanos 12

    Bom, verdadeiro culto racional, não é feito em templos ou denominações, mas ele começa em nós mesmo, pois Espírito Santo habita em nós (1 Corintios , e depois como Jesus disse: aonde estiver 2 ou mais em meu nome ali estarei, ele não falou que precisamos estar em templos ou lugares determinados por homens, mas de livre arbítrio- livres para adorar juntos reunidos- isso é um culto coletivo e individual- os dois são válidos- mais válido ainda quando nestas reuniões procuramos solucionar problemas do nosso próximo- isto feito na comunhões e nas reuniões, sem necessidade de templo com uma placa pendurada- que é mais uma empresa do um lugar santo.
 18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". 19 Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta. 20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". 21 Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. 22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4.

    Jesus deixa claro pra samaritana que o culto e adoração pode ser em qualquer local, ele realiza um culto naquele local, pois a igreja de Jesus, a verdadeira (Tiago1:27), é esta culto acontece 24 horas em nossas vidas, seja ele a samaritana em volta de um poço, seja num monte, numa cracolândia, seja numa favela ou comunidade, a verdadeira igreja não tem paredes e estruturas, pois é feita de pessoas que adoram em espírito e verdade servindo a Jesus e os seus pequenos.
    Quanto ao louvor para entender o significado bíblico, também é importante conhecer a sua etimologia, ou seja, a sua origem. A palavra louvor vem do hebraico הָלַל (ha. lal), que quer dizer elogiar, engrandecer. Portanto, quando estamos louvando, na verdade estamos elogiando alguém. Vemos em algumas variações que também faz menção a ruídos de alegria, o que nos remete a música, mas não necessariamente, pois louvar pode ser somente um elogio a Deus, engrandecendo seu nome- Jesus o Cristo.
    47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2.
Louve em Espírito de Verdade em amor não da boca pra fora para homens ver

    Então, no livro de Atos 2 recomendo a sua leitura integral, o principio de louvar está em ação, e não em fazer ruídos ou simplesmente uma música, isso é superficial, o profundo que estão nos princípios que foram deixados pela igreja primitiva, ajudar o seu próximo, dividir tudo com a igreja e a partilha do pão, isso é um elogio a Deus, cumprimento de um dos maiores princípios bíblicos - o amor.

"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos. Êxodo 20.

    Esse é o principio original de adoração- Deus acima de tudo, quem ama Jesus não precisa de lei, pois automaticamente segue os outros princípios que estão contidos nas leis mosaicas- sendo amor maior desses princípios:

36 "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? " 

37 Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 

38 Este é o primeiro e maior mandamento. 

39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Mateus 22.


    Veja que no Livro de Mateus, Jesus deixa claro o que ele ordenou, pois conhecia o coração maldoso dos homens que preferem enterrar suas forças em defender um templo denominacional e não observar que existem milhões de pessoas que precisam de ajuda, a riqueza que estes templos acumulam desde os primórdios. 



𝑪𝒐𝒏𝒄𝒍𝒖𝒔𝒂̃𝒐
Liberdade de Culto, Adoração e Louvor- sem regras, rituais e liturgias- Liberte-se do Sistema Religioso.

    Desde a formação dos templos e denominações no antigo ocidente, ou seja, na romanização com a criação de duas denominações principais a ortodoxa e a apostólica romana, colocaram rituais e edificaram tijolos, criaram um sistema pagão de culto, dentro de templos feitos por mãos humanas, e quando o protestantismo surge, denunciando a simonia e indulgência, se apropria da lógica dessas antigas denominações transformando a missa em culto, hóstia em santa ceia e assim, mesmo a simonia e indulgência eles se apropriaram, especialmente do dizimo. 

    São muitos os enganos praticados por essas denominações que precisavam manter seu legado de domínio, foram buscar nas escrituras a legalidade para tais atos serem colocados durante o andamentos de seus rituais e liturgias, que tem mais haver com o paganismo que necessariamente ao culto racional cristão, e com a adoração e louvor a Deus.  O que falta á uma conexão comunitária, no sentido de acolher e ajudar as pessoas, não meramente com a preocupação com ambiente preparado- como iluminação, acústica e decoração- falta espiritualidade com o Sagrado e com as pessoas nesta conexão num mesmo propósito ajuda ao próximo em amor, perdão, cura e libertação- solução de problemas físicos e espirituais.

Comentários