![]() |
Se liberte das teologias e dos enganos dos templos e denominações- Liberte-se em Cristo |
𝑰𝒈𝒓𝒆𝒋𝒂, 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒍𝒐 𝒆 𝒅𝒆𝒏𝒐𝒎𝒊𝒏𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐.
Vivemos tempos difíceis, em que o erro e o engano vem levando muitas pessoas ficarem perdidas em conceitos e em teologias falhas, que tentam de qualquer maneira aprisionar a mente das pessoas, as ovelhas já não são tratadas como ovelhas, os líderes veem as ovelhas como uma manada de porcos como a dos gadarenos, aonde Jesus cura o endemoniado de gadareno, a cidade vivia da renda daqueles porcos, quando Jesus permite que aquela legião entre nos porcos, eles se laçam no precipício ao mar e morrem afogados. Assim são os líderes donos das igrejas veem o seu templo lotado, templo cheio como uma empresa em arrecadar dinheiro para manter a sua vida e estrutura do seu templo, assim era os gadarenos vivendo com a sua renda dos porcos, vendo ela lançada ao mar e que expulsam o Messias, Jesus, por que perderam o seu investimento e o seu dinheiro.
![]() |
Bolha da Religiosidade- "Ismos"- Catolicismo, Protestantismo e Espiritismo. |
Perturbador pensar assim, pois aqueles que se autodenominam apóstolos, bispos, pastores, padres e sacerdotes estão vendo seus templos como um negócio, é mais importante a renda que lhes torna enriquecidos do que a vida das suas ovelhas, que são tratadas como porcos, que dão lucro. Por isso que estão preocupados com o movimento dos desigrejados- termo racista, preconceituoso e pejorativo, que esses mesmo líderes que estão vendo suas denominações se esvaziarem porque a verdade esta vindo a tona, verdade bíblica, e não da boca dos homens que a pregam e não a vivem, isto é, o que Jesus havia já previsto desde que o templo fora destruído no ano 70 d.C.:
1 Jesus
saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para
lhe mostrar as construções do templo. 2 "Vocês estão vendo tudo isto? ", perguntou
ele. "Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas
derrubadas". Mateus 24.
Esta passagem nos mostra que Deus nunca vai habitar em templo feito por homens e nunca pretendeu, se olharmos as escrituras vemos que desde o princípio criar o Tabernáculo e o Templo foi uma necessidade humana, que Deus determinou como deveria ser, muitas pessoas acham que é um ordem de Deus, e não é, pois confundem, o modelo que Deus orientou homens a construir como que fosse uma ordem Dele, e não foi ordem, maior engodo pregado por homens:
1 Assim diz o Senhor: "O céu é o
meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me
edificarão? É este o meu lugar de descanso? 2 Não foram as minhas mãos que
fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? ", pergunta o
Senhor. "A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme
diante da minha palavra. Isaías 66.
44 "No deserto os nossos
antepassados tinham o tabernáculo da aliança, que fora feito segundo a ordem de
Deus a Moisés, de acordo com o modelo que ele tinha visto. 45 Tendo recebido o
tabernáculo, nossos antepassados o levaram, sob a liderança de Josué, quando
tomaram a terra das nações que Deus expulsou de diante deles. Esse tabernáculo
permaneceu na terra até a época de Davi, 46 que encontrou graça diante de Deus
e pediu que ele lhe permitisse providenciar uma habitação para o Deus de Jacó. 47
Mas foi Salomão quem lhe construiu a casa. 48 "Todavia, o Altíssimo não
habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: 49 ‘O céu é o meu trono,
e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz
o Senhor, ou onde seria meu lugar de descanso? 50 Não foram as minhas mãos que
fizeram todas estas coisas? ’ 51 "Povo rebelde, obstinado de coração e de
ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito
Santo! Atos 7.
Nesta questão polemica muitos lideres vem atacando veemente esse movimento dos destemplados, ou "comunhão em casas", não deixaram de ser igreja, porque igreja não é templo, igreja somos nós todos que cremos em Deus e seguimos a Jesus, como nosso mestre e Messias Ungido, primogênito único de Deus, o Cabeça da Igreja:
24 "O Deus que fez o mundo e tudo o
que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por
mãos humanas. 25 Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de
algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. 26 De um
só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado
os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam
habitar. 27 Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando,
pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. Atos 17.
Então, igreja não é templo e nem denominação vamos ver alguns temos e a sua epistemologia e origens, começando com o termo congregar e congregação.
A palavra hebraica, equivalente, é qahal, usada com referência à congregação de Israel. A expressão “congregação” aplica-se, no seu sentido mais amplo, ao corpo inteiro de discípulos cristãos, sob Cristo qual Cabeça. Como verbo קָהָל- (qahal) tem o sentido de “reunir-se, congregar-se, juntar-se, amotinar-se, concentrar-se” (Ni), “congregar, convocar, reunir” (Hi). Congregação é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. Tem a sua origem etimológica na palavra grega ekklesia, que significa literalmente “chamada para fora”, de ek, “para fora”, e klesis, “chamada”.
Congregar é reunir-se para ser curado, para amar o próximo, para termos compaixão, perdão entre nós e especial em partilhar em amor, dando soluções aos problemas trazidos pelos irmãos e irmãs, e não segregar como está acontecendo, com a imposição dos usos e costumes, nomas e regras, que não são bíblicas, e que estão a bel prazer dos donos e líderes das denominações, é um conceito que foi torcido para atender interesses escusos da vontade de grupos religiosos que criaram um sistema religioso.
Outro termo é igreja, como disse anteriormente somos nós as pessoas. No Hebraico igreja – כְּנֵסִיָה- sentido literal de congregação- que quer dizer uma assembleia de cidadãos livres. Foi adotado pelos autores do Novo Testamento e empregado para referir a uma Nova Aliança do povo de Deus. Com o passar do tempo, a palavra igreja adquiriu um novo significado: edificação dedicada ao culto religioso.
Para sermos igreja temos que ir de livre vontade, sem pressão e sem persuasão humana, ou qualquer tipo de ameaça psicológica, ou que alimente ideias torcidas de que templo é igreja, nunca será.
O termo templo, é apenas uma estrutura, uma necessidade humana de abrigar Deus, de Deus estar perto no meio de nós, como se fosse necessário que Deus tivesse uma casa aqui entre nós na Terra, já que habita em nós, dentro de nós, por sermos nós mesmo templo do seu Espírito. A palavra que se refere a templo em hebraico tem a origem em “בית המקדש”- “casa de Deus”- A palavra latina “templum” equivale ao hebraico “beth Elohim” e significa habitação de Deus; sendo assim, é literalmente a casa do Senhor.
Veja que esse conceito é vago, porque foi determinado, de acordo com a vontade humana, e quando Deus vê que homens precisavam ser guiados e orientados, no sentido de ensino e educação, permite e não ordena, dando as coordenas, medidas e modelo como seria o templo ou o tabernáculo. Grande problema é como é interpretado, a inferência textual que é torcida pelos líderes, tudo isso porque os templos estão ficando vazios, e quando eles enchem a casa, ou o templo, dizem orgulhos que Deus está presente, que na verdade o Espírito Santo não esta em lugares, mas em nós.
Jesus alertou sobre esse tempo em que Deus não estaria mais em templos, e nem em lugares, mas em todas as reuniões e comunhões- 20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". Mateus 18; e vai além quando encontra a mulher samaritana e fala que fluiria rios de agua viva do seu interior, referência clara que o Espírito Santo está em nós, ele profetiza sobre esse esfriamento dos templos e muitas pessoas, mas que não haveria mais adoração somente nos montes ou em Jerusalém, mas aonde 2 ou mais se reunissem em seu nome:
20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês,
judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". 21 Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que
vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. 22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que
conhecemos, pois, a salvação vem dos judeus. 23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já
chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em
verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e é
necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
João 4.
Esta passagem nos deixa claro que adorar não é simplesmente dobrar seus joelhos na frente de todos, ou falar em línguas estranhas, ou meramente louvar, isso é uma parte da adoração, adorar em espírito em verdade neste caso é se render literalmente, arrependido em verdade, não para homens ver em aparência dobrando joelhos, falando em línguas ou o grupo de louvor que erroneamente, em muitas denominações, se diz que atraem o fogo, só se for um fogo estranho da emoção e da soberba humana, com luzes e show gospel, homens querendo aparecer, isto não é adorar, é mera carne e aparência.
Se render é ato que vai além, é amar seu próximo, Jesus não pediu, vá e abra templos, crie denominações, alias ele só pediu que amassemos o próximo como a nós mesmo, e proclamou o "IDE" pregai o verdadeiro Evangelho, e não comercialize o Evangelho, venda os ingressos dos congresso, faça campanhas, ou peça dízimo:
35 Pois eu tive fome, e vocês me deram
de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me
acolheram; 36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e
vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. 37 "Então os
justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer,
ou com sede e te demos de beber? 38 Quando te vimos como estrangeiro e te
acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo
ou preso e fomos te visitar? ’ 40 "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade:
o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. 41
"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de
mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. 42 Pois eu tive
fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; 43 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram;
necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês
não me visitaram’. 44 "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos
com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou
preso, e não te ajudamos? ’ 45 "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o
que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim
deixaram de fazê-lo’. 46 "E estes irão para o castigo eterno, mas os
justos para a vida eterna". Mateus 25.
Muitos vão falar que o templo acolhe os necessitados, eu digo ao contrário eles expulsam os necessitados, o sistema religioso criado desde a romanização do cristianismo criou a forma de catequizar e hierarquizou a religião, criando dogmas, ritos, liturgias e conceitos que não existiam na igreja primitiva, que com a evolução o mais importante neste momento, não são mais as ovelhas, e sim a estrutura e o poder que isso trás aos líderes e donos das denominações, isto é domínio, conceito romano- de Império.
A palavra denominação é o ato ou efeito de denominar(-se), processo pelo qual se designa algo ou alguém, que pode ser também: designação, nome, título, alcunha, apelido, cognome, epíteto. Portanto é um substantivo feminino de ação de atribuir nome a algo ou alguém; designação: a denominação da cidade foi escolhida pelos moradores. Ação ou processo através do qual algo ou alguém é designado. [Religião] Cada uma das variedades que constituem o cristianismo; cada igreja (no sentido torcido de templo e denominação) que se derivou do cristianismo.
Estes conceitos reforçam mais ainda que existe uma diferença clara entre a Igreja Primitiva Oriental, que fora fundada por Paulo e os apóstolos, e a igreja romanizada ocidental, que se transforma com a inclusão dos ritos pagãos e deuses greco-romanos, especial, a idolatria, quando digo isso, não somente ídolos ou imagens, mas o culto a imagem humana, a figura do "Papa" é o exemplo mais clássico, a pergunta é precisamos da cobertura espiritual de líderes ou homens, já que é Cristo o centro da pregação e de exemplo para nós:
42 Eles se dedicavam ao ensino dos
apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios
de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Todos os
que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas
propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos
os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas
casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de
coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes
acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.
Você quer conhecer a verdade sobre qual é a verdadeira religião e igreja, leia o Livro de Atos a partir do capítulo 2, eles não tinham templo, pregavam nas sinagogas dos judeus, e eram expulsos, viviam em comunidades aonde dividiam tudo, viviam na estrada e no Caminho levando o Evangelho e proclamando o Reino de Deus, inclusive aprenderam com Jesus a partilha do pão durante suas refeições, ao qual as denominações se apropriaram do conceito ceia, e acresceram o Santa, termo que nos faz refletir o engodo, mesmo o momento em que Jesus reuni seus apóstolos antes de ser levado a cruz, a data de comemoração é a Páscoa, e não Santa Ceia.
Eram uma comunidade mutualista, aonde tudo era de todos, tudo era dividido, a ceia era uma refeição de alegria e partilha, como Jesus ensinou, aonde se resolvia os problemas e se apontava soluções, aonde havia o perdão, amor ao próximo, a cura e libertação em volta da mesa, lugar aonde todos tinham acesso, inclusive os pecadores: cobradores de impostos, romanos, gregos, todas nacionalidades e povos, pagãos, prostitutas e homossexuais, ladrões, homicidas e foras da lei. Ou seja, os que estavam as margens, os marginalizados pela sociedade e pelo mundo.
Concluindo pensamento, hoje, vemos ao contrário, os líderes incutindo o medo nas pessoas, deixando a mente adoecida das ovelhas, tratando como porcos que dão lucro as denominações, isso lamentável, pois, vemos regras e dogmas que excluem as pessoas criando cristão exclusivos, que tem regras e normas, usos e costumes. Deixo claro, querido leitor, não estou sendo permissivo e nem legalizando o pecado, mas abrindo os olhos, das pessoas quanto o falso evangelho que está sendo pregado pelas denominações e templos. Sou a favor da igreja, da comunhão e de nos unirmos, mas, que seja por vontade natural e espontânea, sem lobotomia, sem lavagem cerebral, sem enganos e embustes da religiosidade, temos que romper essa bolha da religiosidade, seja ela evangélica, católica, espírita e cristã, que não nos permite refletirmos e pensarmos, que nos escraviza. A única religião sem "ismo", ou seja, doutrinação é esta:
27 A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é
esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar
corromper pelo mundo. Tiago 1.
![]() |
Controle e Poder- não mais ovelhas, mas manada de porcos. |
O sistema religioso criou o poder e maldade humana entrou nos templos e denominações por mera manutenção desse status quo, para manter seu controle e poder, dizem mentiras para abafar os escândalos, corrupção e desvios- o que eles pregam eles não vivem, o que eles proíbem eles fazem, essa bolha nos aprisiona e o maior campo de batalha é a mente humana, e os falsos religiosos estão destruindo a mente das ovelhas. Pare, pense e reflita é muito sério o que estamos tratando, meu intuito não é colocar dúvidas, mas ajudar os que estão sendo destruídos e detonados por esse sistema religioso- suas mentes sendo aprisionadas, proponho que sejam livres.
1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 2 A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes. Isaías 61
32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8.
![]() |
Nenhum templo ou denominação liberta e salva, quem liberta é Cristo, somente por Ele há salvação. |
A liberdade de Cristo não é prisão de templos e denominações, é saber o conceito certo de igreja e sermos igreja libertos do sistema religioso e da religiosidade, sermos livre em Cristo, como Cristo e no exemplo de Cristo, somos um corpo em união e comunhão e Cristo é o Cabeça, e não a denominação Y ou Z.
![]() |
Liberte sua mente em Cristo saia da Bolha. |
Comentários
Postar um comentário