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Biblioteca de Efeso, atual Turquia. A Biblioteca de Celso era um edifício antigo em Éfeso, na Anatólia (agora parte de Selçuk, Turquia). Foi construída em homenagem ao antigo senador romano Tibério Júlio Celso Polemeano, e suas obras foram concluídas em 135 pelo filho de Celso, Tibério Júlio Áquila Polemeano, cônsul sufecto em 110. Celso havia sido cônsul em 92, governador da província romana da Ásia em 105, e era um cidadão local rico e popular. |
Ou você é do mundo ou de Deus?
Não existe meio termo.
Texto Aureo:
¹⁵ Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.¹⁶ Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.¹⁷ E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.¹⁸ Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.¹⁹ Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.²⁰ E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.²¹ Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.²² Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.²³ Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.²⁴ Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.²⁵ E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2
► João escreve o livro já idoso e utiliza expressões de carinho ao seu rebanho: filhinhos
► ele prega em Éfeso (atual Turquia, antiga Constantinopla);
► palavra parakleto – aquele que coloca ao lado para defender e proteger) se referi ao seu amado mestre e amigo Jesus Cristo;
► advogado – advocatus em latim- de defesa tinha de ser alguém irrepreensível perante a lei para exercer efetivamente seu ofício.
► João não defende o universalismo (todos serão salvos), ele defende a imparcialidade do Senhor: pecado entrou no mundo pela desobediência, punição foi a morte (Gn 3). Mas o Filho de Deus, o Messias, tem o poder de fazer expiação dos nossos pecados pela sua obra redentora (Jo 14:16,26; 15:26; 16:7) (1Jo 4:10; Jo 3:16; Rm 3:25).
Basílica de São João- foi construída no século VI por Justiniano I e acredita-se estar de pé no exato local onde o apóstolo João foi enterrado. Toda a estrutura da basílica foi inspirada na Igreja dos Santos Apóstolos, que está localizado em Constantinopla.
► Perdão de Deus, pelo sacrifício vicário de Cristo, não é limitado a uma época (temporalidade) e nem a um grupo étnico (etnia), mas está disponível a toda humanidade (Jo 1:29).
► João emprega, mais de 40 vezes em 1Jo, dois verbos: eidenai “saber”- e o gnosis “conhecer”; para identificar os “gnósticos” que alegavam possuir conhecimentos e revelações especiais de Deus.
► João como um velho e experiente apóstolo afirma que o cristão sincero não é aquele que nunca peca ou comete erros, mas ensina que uma das marcas do cristão é pautar a vida pela obediência ao Senhor a á sua Palavra (1Jo 1:8,9).
► Deus é luz e amor, o pecado e o ódio são absolutamente incompatíveis com verdadeiro conhecimento do Senhor;
► João usa 20 vezes a palavra “Verdade”, é o que liga o cristão a Deus (Jo 14:6).
► Mandamento do amor é tão antigo quanto a humanidade (Lv 19:18; Mt 22:39,40; Jo 13:34,35)- maior exemplo de amor sacrificial foi Cristo, expiatório dos nosso pecados, é a nossa nova marca dos crentes sobre a terra (Mt 5).
► “Filhinhos”- queridos em Cristo- a despeito das duras provas, está seguro da vitória espiritual dos cristãos, seja qual for o estágio ou maturidade da fé de cada pessoa (2:1,28; 5:21; Ef 6:10-18).
► a sociedade é incrédula afasta-se do Senhor, manipulada pelas artimanhas de Satanás, despreza a Palavra de Deus e os crentes;
► Cristão são encorajados a amar a humanidade e lhes pregar o Evangelho, mas não devemos nos apegar às paixões mundanas, pois somos cidadãos do céu (Jo 17:24; Tg 4:4). Vs.15
► NT “última hora” - “o Dia do Senhor” - são expressões do mesmo sentido, isto é, tem haver com a era iniciada com primeira vinda de Jesus à Terra e apontam para o seu retorno iminente e glorioso, a fim de resgatar definitivamente a sua Igreja deste mundo;
► O diabo liderança desse mundo, arqui-inimigo do Senhor e dos cristãos (At 2:17; 2Tm 3:1; Hb 1:2; 1Pe 1:20);
► profecia do anticristo: um grande e poderoso inimigo de Deus e do seu povo, antes do retorno de Cristo, “o homem do pecado” ou “a besta” (Mt 24:1-14; 25:1-13; 2Ts 2:3; Ap 13:1-10);
► Antes da vida do anticristo, aparecerão falsos profetas e muitos tipos de anticristos, como reconhece-los:
1)Negam a encarnação de Cristo;
2) A perfeita divindade e humanidade de Jesus histórico (100% homem, 100% Deus);
3) Não tem amor a Deus como Pai;
4) Apenas usam de falsa religiosidade para iludir as pessoas e atingir seus fins escusos;
5) São mentirosos, avarentos, egoístas e ardilosos (2Jo 7);
► na época de João, os gnósticos eram representados pelos anticristos, que haviam abandonado a igreja, pois nada tinham em comum aos cristãos (2Ts 2:4; Ap 13:6,7).
► o apostolo Paulo profetizou o que chamou de “lobos ferozes” cerca de 40 anos antes da revolta desses pseudocristãos e o inicio do gnosticismo primitivo (At 20:29,30).
► João não menospreza o ensino sistemático das Escrituras, mas alerta a Igreja não se envolver com falsas doutrinas e ensinos heréticos;
► Os gnósticos estavam arrogantemente pregando que haviam recebido uma revelação especial de Deus, que os elevava a um padrão de conhecimento (no original grego gnosis) muito superior aos apóstolos;
► João ensina que o ministério do Espírito Santo consiste em iluminar nossa alma “percebermos pela experiencia” em Cristo (em grego ginóscó) a verdade revelada na Palavra de Deus mediante seus autores sagrados (Mt 28:20; 1Co 2.9-16; 12:28; Ef 4:11; Cl 3:16; 1Tm 4:11, 2Tm 4:11; 2Tm 2:2,24)
► Nem toda pessoa que se diz cristã é justa, mas toda justiça verdadeira só é possível ser vivenciada como resultado do novo nascimento em Cristo (Ef 2:10)
Conclusão:
Se somos cristãos nascido em Jesus, temos que brilhar a luz de Cristo que esteve desde antes da fundação do mundo e do surgimento da humanidade, temos que necessariamente morrer para mundo (Gn 1:1-3).
Vamos refletir sobre morrer pro mundo, certamente somos do mundo, vivemos e vivenciamos algo material, carnal e concreto. Nossas limitações não nos deixam ver mais do que está diante dos nossos olhos, temos que ver para crer (Tomé), usamos nossos sentidos para nos orientar: audição, visão, olfato, paladar e o tato. Somos seres sensoriais, portanto sentimos e percebemos mundo ao nosso redor.
Mas quando entramos no Reino Espiritual, somos limitados, cegos, surdos e mudos, não conseguimos entender o que Deus tem para nós, e é nessa lacuna, nesse vácuo, que age as falsas doutrinas e falsos mestres, é na nossa ignorância espiritual. Então morrer para o mundo consiste em renunciar o padrão do mundo e adotar padrão de Deus, que está nas suas escrituras.
João nos alerta carinhosamente sobre esses anticristos, as pessoas esperam a profecia do anticristo se cumprir para Jesus voltar, mas digo que são mais de um anticristo, e não convém tentarmos adivinhar a vinda de Cristo, ou mesmo a aguardar um anticristo.
Temos que buscar a Deus no seu ministério através do nosso advogado, ou allos parakleto “outro consolador” (Jo 14:16,17), outro advogado nosso que Jesus deixou para nos orientar, mediar, proteger e nos defender, faço a saber o Espirito Santo que está no mundo para nos dar sabedoria e inteligência.
Só existe um intermediador entre homens e Deus, este é Jesus, isto anula a crença em santos e imagens, essa intermediação, vou fazer uma alusão a uma -“escada”- que liga homens com o Pai é o Cristo (Jo 14:6), através do Espírito Santo Dele que está na Terra, deixado por Ele, próprio Jesus.
Para não nos enganarmos, João nos alerta que inimigo de Deus está dentro da igreja, enganando e causando dissenção entre os irmãos e irmãs, que existem pessoas que se dizem cristã, mas amam mais o mundo do que a Deus, que não são justas, e nem tementes a Deus, pois aquele que nega o filho, nega o Pai, e esses são os gnósticos da nossa era, os falsos cristão e podemos os chamar de anticristos, pois negam a Cristo (Mt 10:32,33). João deixa claro que somos todos pecadores e erramos, mas que ao buscarmos a verdade e nos arrependermos, e reconhecermos Pai como nosso Senhor e obedecermos às suas leis, teremos a vida eterna vs. 25.
Então não ame mais o mundo do que Deus, pois quem ama o mundo mais do que ao Pai, torna-se seu inimigo (Tg 4:4), mas aquele que ama ao Pai mais que o mundo é amigo de Deus, mas torna-se inimigo do mundo. E quem é o príncipe deste mundo?
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